O Sonho de Eva - Chico Anes


O Sonho de Eva
Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630069
Ano: 2012
Páginas: 304

O livro conta a história de Eva, uma psicóloga que se propôs a estudar sonhos lúcidos e com seus estudos, tornou-se autoridade mundial sobre o assunto. Quando Eva recebe a notícia de que sua irmã, Anna suicidou-se e, Joachim, seu próprio filho está desaparecido, Eva aceita o convite de Yume, gigante empresa do ramo de entretenimento, para substituir a irmã no projeto DreamGame, jogo revolucionário que promete a inserção de vídeo games em sonhos.

Como poderia uma mulher bonita, jovem e inteligente como Anna, pular do 20º andar? E se foi um suicídio, quem havia levado o seu menino? Joachim era apenas uma criança! Uma criança autista e que precisava de cuidados. Onde ele estaria? Com quem, e onde estaria?


Essas são as perguntas que Eva necessita responder. E é por isso que aceita o convite de Yume, Afinal, nada é capaz de tirar de sua cabeça que há uma forte ligação entre o desaparecimento de seu filho e a morte de sua irmã, com o misterioso projeto.

O que então seriam sonhos lúcidos? Leiam e saberão! kkkkk Mentira! É brincadeira! Eu conto! Sonhar lucidamente é conseguir controlar os fatos que ocorrem durante os sonhos e, além disso, ter a percepção consciente destes fatos. Porém, esta é uma técnica difícil e precisa ser realmente estudada.
Este é o trabalho da nossa doutora e a proposta do DreamGame. Ou seja, jogarmos enquanto dormimos e aproveitar as sensações do jogo, como se de fato ás tivéssemos vivendo.

Porém, quando Eva aceita assumir o posto da irmã na finalização do projeto, e sai à procura de respostas sobre o paradeiro do filho, depara-se com situações cada vez mais suspeitas e perigosas, onde não há ninguém em que se possa confiar.

Em sua busca, a doutora se vê obrigada a desvendar seus próprios mistérios, enfrentar seus próprios medos, questionar seus próprios atos e confrontar seu doloroso passado. E faz tudo isso através de seus sonhos.

Esse livro é fantástico! Extremamente bem escrito e delicado, chocante e bem detalhado e, apesar de objetivo ao narrar os fatos, o autor nos presenteia com toda a subjetividade de seus personagens e pensamentos.

É um livro que nos tira o fôlego, justamente por expor toda a fragilidade e vulnerabilidade humana perante a tecnologia. Questiona-nos, o tempo inteiro, qual é o sentido da liberdade quando até isso é disfarçadamente nos tirada aos poucos? Aliás, tirada por nós mesmos!

E, principalmente, nos mostra o poder que a tecnologia pode proporcionar e quanto mal pode acarretar se usada de forma errônea.

Além desse e outros diversos questionamentos e reflexões contidas no texto, é possível notar alguns aspectos da teoria psicanalítica, o que, como uma boa estudante de Psicologia, me deixou encantada.

Essa é o tipo de obra escrita pra todos. Gosta de aventura? Aqui tem. Gosta de romance? Aqui tem. E de suspense? Tem de monte! kkkk

Perfeito e favoritíssimo!

10 comentários :

  1. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos. (Adorei a organização do blog:))
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  2. Também amei este livro!!! Incrível mesmo!!
    Fico feliz que tenha gostado ;)
    Adorei a resenha, adorei o blog... adorei tudo aqui!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Também estudo Psicologia! *_*
    Porém, diferentemente de você, não curti tanto esse livro. Esperava mais e achei o enredo mal desenvolvido.
    Mas de forma geral, vale a leitura para passar o tempo.
    Fico feliz que tenhas gostado. Isso é relevante.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Olá. Me convidou a conhecer seu blog pelo Scoob. Gostei muito da sua resenha. Esse livro realmente é ótimo. Comprei pela capa e pelo enredo. Sou da área de TI e achei muito interessante usarem programação para manipular sonhos rsrs. Amei o livro. O Chico está de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, hoje a tecnologia tem muita potência para o bem ou para o mal e acho muito bacana quando os autores com seus livros "abrem" os olhos das pessoas.
    Parabéns pelo blog. ^^
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. A minha opinião é bem diferente da sua. Achei o livro uma decepção. A ideia até que era muito boa, mas o autor foi por um caminho que não gostei. Sem falar que os sonhos eram todos relacionados a sexo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!!
    Passando pra retribuir a visita e o comentário... Fiquei mega curiosa com a sua resenha!!! Meu namorado costuma dizer que sou estranha porque costumo ter noção de que estou sonhando, e consigo sozinha acordar do mesmo caso ele não me agrade... Nunca controlei os acontecimentos, mas consigo ter noção de que estou sonhando e assistir até onde desejo... estranho né?kkkkkkk
    Amei o cantinho e a resenha, pena que estou até o pescoço de leituras atrasadas, porque se não ele ja ia pra lista kkkkkk

    Bjokas

    htpp://www.paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha lido maravilhas sobre esse livro, mas nunca cheguei a ter interesse de ler. Porém confesso que a obra chamou minha atenção.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana,
    Sua resenha está incrível, e me fez ficar com um grande peso na consciência. rs
    Vi esse livro DUAS VEZES em livrarias com preços super bacanas, e não comprei. :(
    Estou muito curioso!
    Ps: Já está na lista ;)

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Flor, já ouvi muitos comentários positivos acerca desse livro. Lembro que na época do lançamento fiquei até com vontade de lê-lo, mas são tantos que acabei nem dando tanta prioridade. Contudo, sua resenha veio a calhar... senti sua empolgação nas palavras. Vou procurar ele pra ler.

    Abraços.
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos