Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Estilhaça-me
Título: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Ano: 2012
Páginas: 304 

Boa noite pessoal! Como vocês estão?

O livro da vez é Estilhaça-me, escrito pela autora Tahereh Mafi de 302 deliciosas páginas. O livro é dividido em capítulos curtos, o que ajuda bastante na leitura, além de ter uma diagramação ótima. Com letras no tamanho certo e folhas meio amareladas.

Juliette é uma garota poderosa. Não, ela não é loira, linda, alta e rica. Ela é uma garota de 17 anos que não toca ou é tocada por ninguém a mais de 200 dias, porque quando isso acontece alguém se machuca. A última vez que a menina tocou em alguém, ela foi presa por assassinato.

Sem o carinho ou a compreensão dos pais Juliette ,assim como todas as outras pessoas, não entende o porquê de seu toque ser letal e, por conta disso, se enxerga como um monstro. Os “adultos”, não sabendo o que fazer com ela, deixam-na presa sem nenhum tipo de contato externo.

Até que um dia ela ganha um companheiro de cela. Adam. 
"Mordo o lábio e tento ocultar-me no canto escuro. Ele roubou minha cama, meu cobertor, meu travesseiro. Não tenho nada se não o chão, não terei nada se não o chão. Jamais irei me opor porque estou petrificada demais paralisada demais paranoica demais"
Adam é um garoto extrovertido e, ainda assim, misterioso. Juliette se lembra do garoto que foi pra ela tão importante, mas não enxerga nele nenhum sinal de reconhecimento e isso não chega a ser uma surpresa já que ela sempre foi invisível.

Fora da prisão, conhecemos um mundo destruído. Doenças e a fome atingiram toda a população, muitas pessoas morreram e aqueles que sobreviveram resistem e vivem num clima intenso de guerra eminente.
“Não há tantas árvores como antes, é o que dizem os cientistas. Eles dizem que nosso mundo costumava ser verde. Nossas nuvens costumavam ser brancas. Nosso Sol era sempre o tipo certo de luz. Mas tenho frágeis memórias desse mundo. Não me lembro muito de como era antes. A única existência que conheço agora é o que me foi dada. Um eco do que costumava ser.”
Agora Juliette deve escolher. Ou fica do lado do Restabelecimento e protege os seus governantes contra a revolta que está por vir ou fica do lado dos guerreiros que lutam pelo fim deste governo autoritário e violento.

Todas as vezes que um livro é super comentado no universo literário, eu fico com o pé atrás. Como se eu ficasse enjoada da história antes mesmo de conhecer o livro e, por conta disso, quase sempre demoro excessivamente para fazer a leitura.

Foi assim com esse livro, mas até agora eu não entendo o porquê eu demorei tanto pra ler. Esse livro é ótimo! Eu adorei do início ao fim.

A história é misteriosa e isso é o que eu mais gostei do livro. Nós vamos descobrindo as coisas conforme elas acontecem, não há como descobrir antes. A cada nova página, uma surpresa. Ás vezes boa, ás vezes ruim e ás vezes apenas perturbadora.

É difícil escrever sobre esse livro, porque eu fico com a sensação de que qualquer coisa que eu conte aqui pode estragar a delícia que é essa leitura.

A autora escreve absurdamente bem, e como o livro é escrito como se fosse o diário da Juliette nos sentimos completamente parte de seus problemas. Apesar disso, pra mim, as partes em que a personagem fica confusa e expõe essa confusão não foi um problema. É gostoso sentir que apesar de não conhecermos todas as partes de uma mesma história, conhecemos tudo o que podemos conhecer sobre uma pessoa.

Seus pensamentos, medos e suas dúvidas estão ali, expostos claramente. E conforme Juliette vai dividindo conosco os seus segredos, construímos com ela quase que uma relação de confiança mútua. Por vezes me peguei falando mentalmente com ela. Kkkkkk

O Adam é um grandíssimo ponto de interrogação. No começo não sabemos nada sobre ele, depois ele é bom, mau, e voltamos ao começo. Não sabemos nada sobre ele.

O universo criado pela autora é muito bem construído e o leitor se sente muito bem ambientado. Além de a história ser muito bem apresentada.

Eu já comentei que eu AMO capítulos curtos? Tipo, amo? Amo mesmo, amo demais! Kkkkkkkkk


Tudo nesse livro é muito bom, e se você ainda não leu está perdendo tempo. Corre!   

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos