Adeus à Inocência - Drusilla Campbell

Título: Adeus à Inocência
Autora: Drusilla Campbell
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632766
Ano: 2013
Páginas: 272

Assim que recebi o exemplar desse livro, em parceria com o Grupo Editorial Novo Conceito, fiquei super curiosa para conhecer a história de Madora, uma menina cheia de problemas emocionais, e de relacionamento, e totalmente perdida quando o assunto é lidar com eles.

Quando seu pai suicidou-se Madora tinha apenas 12 anos e, desde então, descobriu que a sorte acompanha apenas um grupo de pessoas e que, infelizmente, não faz parte deste grupo. Com a perda do pai, a menina tentou apoiar-se na mãe que, por sua vez, estava cada vez mais perdida no meio do álcool e não mais prestava atenção no comportamento da filha. Comportamento este que, inevitavelmente começou a mudar.

Madora foi aos poucos relacionando-se com pessoas que ao invés de ajudá-la apenas a prejudicavam por meio de bebdeiras, drogas e festas ilegais (pareci minha mãe agora o.o). Agora já com 17 anos, após fazer uso pela primeira vez, de uma substância química forte e sofrer com os efeitos colaterais, é expulsa da festa até que melhore. É neste momento que conhece Willis, acredite ou não, seu salvador.
Desde que conhece Willis, Madora muda radicalmente seu comportamento. Não vai mais a festas, não bebe e nem usa mais drogas. Melhora na escola e comporta-se melhor em casa. Coisas que aparentemente são realmente muito boas.

Após se conhecerem melhor e namorarem durante um tempo, a mãe de Madora decide se casar e mudar de cidade. Willis então convida nossa garota para morar com ele que, apesar dos protestos de sua mãe, aceita o convite.

E é ai que começamos a conhecer melhor Willis e seu misterioso jeito de ser. Ele é visto por Madora como um verdadeiro príncipe, o homem perfeito, mesmo que ele não a trate tão bem assim. É, com ela, muitas vezes rude e até violento, porém nunca a agride fisicamente (não por enquanto).

Willis é extremamente controlador. É ele quem decide o que e como Madora pode fazer (como ele mesmo diz), é ele quem manda. São obrigações de Madora lavar, cozinhar e cuidar da casa, sem nunca sair, para qualquer que seja o lugar, nem mesmo para trabalhar.

Após cinco anos vivendo desta forma, Madora é surpreendida com a chegada de Linda, uma jovem grávida e “perdida”, moradora de rua, que Willis traz para casa e tranca num trailler nos fundos de sua casa. A partir de então, torna-se responsabilidade de Madora cuidar, lavar, e alimentar Linda. Mas, pelo amor, Willis sequestrou uma jovem!

Não, ele nunca faria isso! Ele está apenas a salvando, como fez comigo.

É exatamente isso que Madora repete, internamente, o tempo inteiro!

Porém, algumas coisas mudam quando Madora conhece Django, um garoto de 12 anos curioso e contagiante que, após perder os pais num grave acidente, é obrigado a morar com a tia no deserto.

Django é o segundo personagem principal do livro e, acompanhamos sua história, em capítulos focados apenas nele. Um garoto muito adulto pra sua idade, percebe coisas que ninguém mais percebe e luta para mostrar-lhes a verdade.

Adeus a inocência é um livro intenso, irritante, revoltante, inteligente e impactante.

Acompanhamos, através de sua leitura, diversas fases dos personagens e suas mudanças, quase sempre sutis, e ansiamos a todo momento pela hora dos personagens se descobrirem de verdade. Conhecerem uns aos outros e lidarem, de uma vez por todas, com sua realidade.

A personagem principal é mesmo completamente manipulável, mas ainda assim, consegue fugir daquele tipo “mocinha boba, inocente e mimada”, e passar para “meninas fortes, corajosas e determinadas”, mesmo que não tão facilmente.

É um livro que lembrarei sempre e que indico pra todos que curtirem o gênero.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos