A última música - Nicholas Sparks

A Última MúsicaTítulo: A última música
Autor: Nicholas Sparks
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219077
Ano: 2010
Páginas: 400
Tradutor: Marsely de Marco Martins Dantas

Veronica Miller, mais conhecida como Roonie, está prestes a fazer 18 anos quando se vê obrigada pela mãe a passar as férias na casa de seu pai (com quem não fala a quase quatro anos), juntamente com seu irmão Jonah.



Desde que seu pai saiu de casa para viajar pelo país, investindo em sua carreira musical, Roonie revoltou-se contra o mundo. E não é de se estranhar a tamanha revolta da garota ao saber que passaria dois meses inteiros, numa praia da Carolina do Norte, onde o seu pai havia fixado residência. Porém, apesar de toda a sua resistência, Roonie enfrenta a viagem.
“Atualmente tudo o que conseguia afirmar com certeza era ser uma pessoa ordinária em um mundo que amava o extraordinário.”
E é neste momento, logo no começo do livro, que conhecemos Steve, pai de Roonie. Steve, além de grande pianista, é também super simpático e carismático e está construindo um vitral para a igreja da cidade que, há algum tempo, sofreu um grande incêndio. Percebemos imediatamente, o quanto ele está feliz com a presença dos filhos e que Jonah compartilha desta alegria, diferentemente de Roonie que tenta demonstrar de todas as formas que faria qualquer coisa para fugir dali.
“No fim, devemos sempre fazer aquilo que acreditamos certo, mesmo que seja difícil. Sei que posso não ter te ajudado, mas nem sempre é fácil perceber qual o caminho certo a seguir.” 
Tentando ficar o mais longe possível do pai, Roonie vai até um festival que está ocorrendo na cidade e lá que conhece Will, um belo jogador de vôlei, que a faz, por acidente, tomar um banho de refrigerante. Nada melhor do que um primeiro encontro atrapalhado, não?
"As pessoas cometem erros, Will. Até as pessoas que amamos."
No decorrer da leitura, notamos o quanto os personagens são fortes e bem construídos. A personalidade de cada um deles vai se moldando aos poucos e a forma como agem vai mudando conforme as situações que passam. E é claro que isso interfere diretamente nas relações que constroem uns com os outros.
"O amor é frágil, Ronnie. E nem sempre cuidamos dele muito bem. A gente se vira e faz o melhor que pode, e torcemos para que esta coisa frágil, sobreviva apesar de tudo"
Apesar de ser muito fã do romance do livro, e de gostar demais do casal principal, o que mais me encanta na história é o relacionamento entre pai e filha que nem sempre é fácil. Ainda mais nesse caso, que envolve um forte sentimento de abandono, decepção e insegurança.
"Às vezes é preciso se afastar das pessoas que você ama, mas isso não quer dizer que você os ama menos, às vezes, você os ama ainda mais..."
Eu me senti sempre muito presente na história, como se pudesse interagir com os personagens. Dei conselhos pra Roonie e briguei feio com ela, mas sempre a perdoava no final.
“- O segredo é saber mentir - costumava dizer - E saber quando alguém está mentindo para você.”
É preciso destacar o Jonah, que é um personagem espetacular! Como eu gosto de criança gente! Eles sempre falam o que os adultos precisam ouvir, sempre fazem as melhores tiradas e sempre me deixam super emocionada.
“A vida, era bem parecida com uma música. No começo, há mistério, e no final, confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que toda a coisa valha a pena.”
Eu gosto também bastante do filme e acredito que seja bem fiel ao livro. Recomendo os dois!
Tenho um carinho muito grande por esse livro, a história me comove sempre que eu releio, ou relembro algumas de suas cenas ou diálogos.
“Finalmente, havia entendido que a presença de Deus está em todo lugar, em todos os momentos, e é sentida em um momento ou outro, por todas as pessoas”
Recomendo a todos que gostem de um bom romance.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos