Jogando xadrez com os anjos - Fabiane Ribeiro


Jogando xadrez com os anjosTítulo: Jogando xdrez com os anjos
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579303234
Ano: 2012
Páginas: 400

O livro conta a história de Anny, uma menininha de oito anos que vive na Inglaterra no ano de 1947, e por ter pais que vivem viajando a trabalho, só os vê aos sábados o dia mais especial de toda a semana. E quando finalmente o sábado chegava o dia eram só dos três, seus pais chegavam de suas viagens com presentes e muito carinho para dar. Foi num destes sábados que seu pai lhe dera de presente um tabuleiro de xadrez com lindas peças de cristal. Tabuleiro este que acompanharia Anny em toda sua grande jornada. A relação de Anny com os pais, principalmente com o seu pai Jefferson, é de muito carinho. E tanto ela quanto nós leitores ficamos desolados ao descobrirmos que por conta do trabalho deles a criança poderá vê-los apenas uma vez por ano. 


Após a difícil e dolorosa despedida a garotinha é deixada aos cuidados de Jane, sua professora, e seu marido Hermes, mudando-se para a casa do casal. Mesmo que ainda muito nova Anny é apresentada a uma realidade dura e assustadora. Proibida de fazer quase tudo, a garota leva uma vida quase miserável. Dorme num quartinho pequeno e o único cobertor que tem é pequeno demais até pro seu corpo. Além disso, é obrigada a fazer todo o trabalho de casa e a grande parte do tempo é completamente ignorada pelo casal. Tendo como companhia apenas sua ovelhinha de pelúcia e seu tabuleiro de xadrez, que é sua grande conexão com pai, a menina nunca perde a esperança de viver novamente feliz com as pessoas que ama. 

"_ Bom dia, senhora Jane.
_O que foi que te falei, garota?
Anny olhou-a assustada, diante daquele tom grosseiro e autoritário logo pela manhã.
_Você não se lembra, seu estorvo? Eu falei para fingir que não existia, e só me dirigir a palavra quando fosse necessário."
Enquanto os dias vão passando, e Anny tenta acostumar-se com sua nova vida, ela visita em seus sonhos o Reino Xadrez, onde ela é a rainha e seu pai é o rei. O Reino reflete sua vida, em todos os aspectos, é lá onde se encontram todos os seus sonhos, medos e os reflexos de suas ações. Enquanto sua fé continua inabalável, o seu Reino está de pé, porém, quando ela deixa-se vencer pelo desespero se Reino sofre grande destruição. A ligação que a menina tem com este reino é simplesmente fantástica! De repente, sem que se perceba, somos crianças, temos um reino, e enxergamos o mundo de uma forma quase inocente novamente. Incrível!
"Não permita que o Reino Xadrez volte a desmoronar. Não permita que seu subconsciente desabe frente às dificuldades. Sua vida não é doce, mas você é, e isso é tudo que importa, rainha Anny. (...) Reconstrua seu castelo dentro de si e proteja-o contra você mesma, para que ele não volte a desabar. A tarefa é difícil, mas se há uma pessoa no mundo que é capaz de realizá-la, essa pessoa é você, Anny."
 Ao desenrolar do livro, vamos acompanhando o desenvolvimento e crescimento de Anny que passa de menininha a uma mulher forte e inteligente, e ainda assim, pura, sensível e sábia do jeito que apenas uma criança pode ser. Ela ainda conserva sua vontade de ser feliz, sua crença no amor e na força da esperança, e sua inabalável fé. Fé em Deus, fé na vida, nas pessoas e principalmente em si mesma.
 “Ela podia ser quem desejasse ser. E ela desejava ser livre. Portando, assim era sua alma.”
Durante a leitura outras vidas acabam entrelaçando-se á vida da nossa menina, o que enriquece ainda mais a narrativa e acrescenta ainda mais as nossas vidas. A Fabi foi unindo aos poucos cada personagem e ligando cada uma de suas experiências, tecendo assim, uma só história. Grande história!

“Deixamos de nos encantar, de dar valor ao que tem valor, de fazer o mundo ao nosso redor sorrir, e de sorrir de volta para ele. Não nos permitimos fazer coisas diferentes, porque seguimos regras o tempo todo. Aí, cada vez mais pensamos que podemos controlar tudo e a todos; e ensinamos as crianças, quando, na verdade, elas é que deveriam nos ensinar.”
A Fabiane tem uma forma de escrever muito diferente. Apesar de conseguir descrever os fatos extremamente bem, e de forma real, ela consegue passar através de cada linha a sua grande carga de sensibilidade. Ela consegue mexer com todos os seus sentimentos, e por mais incrível que parece, consegue transformá-los ao logo do livro. O que antes foi raiva agora é compreensão, o que foi decepção agora é perdão e o que antes foi pura tristeza agora é uma alegre lembrança.
“Não me arrependo de nenhum decisão que tomei, muito menos de algum lágrima que derramei... Arrepender-se é julgar-se. Não posso julgar aquilo que meu coração mais queria. Quando a gente arrisca, a gente perde a razão por uma fração de segundo, mas, quando a gente não arrisca, a gente perde a razão de viver”
Mesmo tendo toda essa sensibilidade e toda essa leveza na escrita, os livros da Fabi (tanto esse quanto "Corações em fase termina) são muito intensos, tanto por contarem histórias fortes quanto pelo modo como envolvem o leitor. A autora descreve muito bem os seus personagens, com uma riqueza de detalhes que torna possível a compreensão quase total dos que eles sentem, de como eles pensam e de quem eles são. Tudo isso é muito positivo porque faz com que nós, leitores, possamos desenvolver um grau de intimidade muito grande com os personagens. 
" E isto me faz admirá-la cada vez mais enquanto seu súdito: ver o tamanho da felicidade que existe em seu interior, mediante as dificuldades de sua vida. Seu reino é infinito, porque assim é o seu coração..."
Todo o enredo foi muito bem construído, muito bem formulado e cuidadosamente escrito. O que resultou numa obra incrível, sutil e de uma sensibilidade cativante. 
" Não abra mão de sua felicidade, mesmo sabendo que isso implica abrir mão de outras coisas. Uma escolha sempre gera um ganho e uma perda, e por isso devemos pesar os dois lados em uma balança, para decidirmos o que é melhor para nós..."

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos