Um amor, um verão, e o milagre da vida - Isa Colli

TítuloUm amor, um verão, e o milagre da vida
AutorIsa Colli
Editora Baldon Editora
ISBN 9788563080332
Páginas 231
Ano: 2011


"Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida" conta a história de dois jovens que vivem a experiência forte e inesquecível do primeiro amor e mostra qual é a verdadeira importância deste "despertar para o amor" na vida de ambos. Isa Colli consegue nos conquistar através de uma narrativa muito bem feita e de uma leitura extremamente fluente e prazerosa. A história por si só já carrega um grande carisma, e um poder de identificação com os leitores, inclusive por ser baseada em fatos reais.

Maria Paula e JC são jovens extremamente diferentes que vivem em realidades completamente opostas.

JC é um jovem cheio de vida, que ama a natureza e tem como forma de divertimento o surf e outros esportes radicais. Filho de pescador mora na praia e leva uma vida simples, mas, cheia de afeto e de alegria.


Maria Paula é uma típica jovem de família rica. Adora compras, sair com as amigas e não troca o agito de São Paulo por nada, e não se vê muito atraída pela natureza. Simpática, linda e carismática, Maria Paula é filha de um empresário de muito sucesso.

Ao passar as férias na casa do avô em Angra dos Reis, Maria Paula conhece JC, e ele imediatamente se mostra interessado na garota. Já Maria Paula tenta disfarçar sua atração pelo garoto, afinal ele é só um filho de pescador!

Mas, como ninguém tem o poder de escolher por quem irá se apaixonar, Maria Paula e JC se vêem envolvidos numa linda relação de carinho e entrega. E desta inesperada relação nasce o amor, um amor puro e inocente, que faz com que ambos aos poucos mudem seus hábitos e seu modo de ver e pensar sobre as coisas.

E é quando estamos completamente envolvidos com este lindo romance que descobrimos o não tão inesperado. JC está doente, e é grave.

E então começa a luta contra o câncer e a descoberta de quem são realmente os personagens. Descobrimos, através desta grande provação, a fé de JC e a força de Maria Paula. Percebemos o quanto os personagens mudaram, o quanto evoluíram.

O desenvolvimento da história ocorre de forma bem objetiva, sem grandes suspenses, o que conta como um ponto positivo, já que isso não prejudica em nada as descrições. Muito pelo contrário, a história e bem rica em detalhes, principalmente na descrição da praia e dos diversos cenários.

Tudo no livro me agradou. A forma dinâmica que foi escrito, os personagens extremamente carismáticos, a forma com que o câncer foi abordado e a forma com que os personagens lidaram com ele.

A história é tocante e é contada de forma sensível. Consegue fazer com que qualquer pessoa se sinta parte do livro. É o tipo de história real, com personagens reais. E talvez por isso seja tão natural a identificação que tive com quase todos os personagens.

Acredito que o fato da autora ter passado por situação semelhante ajuda muito na hora de falar da doença. Pois ela já tem uma bagagem, e sabe muito bem como é o câncer e o seu tratamento. Não digo só no aspecto sentimental, mas, no aspecto medico também.

Conforme o JC descobre a sua doença e se inicia o tratamento, podemos conhecer através das consultas médicas, como funcionam os procedimentos médicos e a evolução da doença.

Mas não foi isso o que mais me encantou no livro, o que mais me encantou foi a mensagem linda que ele traz. A fé que os personagens mantêm apesar das provas que tem de passar é muito grande. O livro mostra a importância do amor e do carinho de todos aqueles que são importantes pra nós em todos os momentos de nossa vida, principalmente nos ruins.

Não somos nada sozinhos, e sozinhos não conseguimos nada também. Por vezes temos que buscar forças naqueles que amamos e que nos amam também. E isso é mais do que natural, é necessário, pois é com o apoio e com o carinho destas pessoas que podemos passar por situações difíceis e de provação.

Dê valor a sua família e as pessoas que te rodeiam. Busque na sua memória qualquer vitória conquistada e lembre-se das pessoas que estavam ao seu lado. Agora busque suas derrotas e lembrem-se quais eram as pessoas que estavam contigo.

Estas são as que precisam ouvir de ti, pelo menos uma vez, a importância que elas têm para você. Não porque elas esperam, mas porque elas merecem. E você também! Acredite, não há nada como dizer "Eu amo você".

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos