Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde

Título: Ainda não te disse nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
ISBN: 9788591184019
Páginas: 236
Ano: 2011

Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Primeiramente, gostaria de dizer que a estrutura do livro é linda! A capa principalmente. É misteriosa, romantica e encantadora. Além de ser cheia de ricos detalhes. Desde a primeira vez em que olhei pra capa eu me encantei, depois de ler o livro então, me apaixonei de vez.


Ainda não te disse nada conta a história de Marina Albertini, uma garota nascida no interior e filha de um padeiro italiano. É claro que o mais seguro e provável era que ela assumisse a padaria de seu pai e continuasse com sua vida na pequena São Pedro da Serra, porém, tudo o que Marina não queria era ter uma vida previsivel. Ela era uma mulher bonita, dedicada e extremamente decidida. Queria ser uma estilista famosa. Era talentosa e sabia disso. Decidiu mudar-se para São Paulo e correr atrás daquilo que a faria feliz.


Após chegar a capital, começa a estudar design de moda com suas fieis amigas, Francesca e Thaís, que ao meu modo de ver são muito importantes para o decorrer da história. Elas tem personalidades diferentes e marcantes apesar de não serem as personagens centrais do enredo. Marina trabalha numa agência de correios, e é lá que a história de fato começa.

Como deixa bem claro em todo o livro, Marina não nasceu para levar e trazer histórias, nasceu para ser a história, e é. É romântica e sensível sem deixar de ser realista e independente. Apesar de sonhar e manter os seus sonhos, mantêm os pés no chão e luta para alcançar os objetivos estipulados.Tem a sua personalidade e suas manias. A mais marcante, no meu caso, foi a de fazer listas de músicas de acordo com a inical do cantores ou das bandas. Isso é muito interessante porque causa uma certa identificação com os leitores, ou pelo menos causou em mim. Em todos os momentos da minha vida eu tive uma música que acompanhasse. Como se representasse tudo aquilo que sentia.

Por estar tão acostumada a apenas receber encaminhar encomendas e efetuar pagamentos de contas, se surpreeende quando uma moça jovem e bonita vai até o correio entregar uma carta, escrita a mão. Com o avanço da tecnlogia e com o uso frequente da Internet ninguém mais enviava cartas, muito menos escritas com paixão. Marina ficou tão impressionada com a garota, que ao encontrá-la num café que costumava frequentar, para desenhar e ler sobre as últimas tendencias da moda, decidiu conversar com ela e matar sua terrível curiosidade. E é a partir dai que sua vida muda radicalmente.

"Todo o romantismo que Marina sempre procurou, encontrou nas palavras de um homem que escreveu sem saber o tanto que ela era linda. Que talvez nem se importasse com isso. "
Amor à primeira leitura.
Página 213

Apesar de não ser o primeiro livro que li do autor, "Ainda não te disse nada" me surpreendeu de forma muito positiva.

É interessante perceber que apesar do autor ter sim o seu modo de escrever, apesar dos seus livros serem romãnticos e ao mesmo tempo engraçados, eles são diferentes. Eles contam histórias diferente de formas diferentes apesar de ambos carregarem a mesma essencia. E o Maurício, soube fazer isto de forma muito bem feita, pois soube manter o bom humor, que foi o que mais marcou em "O Mundo de Vidro", porém de forma mais sutil. Como se tivesse ocorrido um amadurecimento das obras.

É como se os leitores acompanhassem este amadurecimente e amadurecessem junto com o livro.

A Marina consegue sair do rótulo de mocinhas frágeis, inseguras e vítimas de determinada situação sem deixar de se encaixar neste grupo. Porque apesar se ser frágil ela e forte, apesar de ser insegura ela é confiante e apesar de ser vítima de uma situação, não encara desta forma. É uma mulher, uma mulher normal, com altos e baixos. E talvez seja isso o que me encantou no livro, além da fantástica história de amor é claro.

O livro é completamente envolvente, talvez por ser realmente real. Quando lemos, é como se estivessemos vendo de fato os seus personagens e seus cenários. Com se estivéssemos ouvindo as músicas com a Marina. O livro desperta em cada um, sentimentos diferentes e em momentos diferentes. É como se nos transformassemos em Marina, que por sua vez se transforma em Milena. Enfim, é como se fossemos mais um "M" da história.

"Quero que saibas que ainda não te disse nada... Não te disse nada... Nada... Essa música EU é quem deveria cantar para você! Ah, como eu queria te contar que não sou quem você imagina."
Página 139

Além de tudo isso, é satisfatório ver que todos os personagens presentes no livro, desde o atendente do café até a própria Marina tem grande importância no decorrer da história. Essa característica faz com que cada pessoa se identifique de verdade com os personagens, uns mais outros menos. Mas, como não poderia deixar de ser, o livro tem momentos de muito humor. Os diálogos entre Marina e as amigas, os exageros de Tiziano (irmão de Marina), e é claro, Otavinho! O vizinho adolescente que todos sonham em ter.

Não posso deixar de falar da imensa beleza das cartas lidas e escritas pelos personagens. Cada uma tem um significado, e todas são lindas. Mesmo aquelas que não foram enviadas por medo ou insegurança. As rosas e seus significados presentes na escrita deixam tudo com certo perfume. São emocionantes! Provocam leves sorrisos, grandes alegrias. Pequenas lágrimas e grandes angústias.

A leitura é agradável e leve e faz com que todos leiam rapidamente apesar de não quererem que a história termine.

Enfim, a única coisa que posso fazer é agradecer ao Maurício por me proporcionar este grande prazer. Por me fazer sentir como se a história também fosse minha.

J.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos