[Resenha] Hannibal - A Origem do Mal - Thomas Harris

Título: Hannibal - A Origem do Mal
AutorThomas Harris
Editora: Record
ISBN: 9788501078421
Ano: 2007
Páginas: 343

Sinopse 
Hannibal Lecter é um menino como muitos: inteligente, gentil e extremamente carinhoso com a irmã, a pequena Mischa. mas os horrores da Segunda Guerra Mundial farão dete inocente menino um dos personagens mais assustadores de toda a literatura.
Vagando pela neve, Hannibal, de 8 anos, emerge de seu pesadelo. É mais um cambaleante sobrevivente da guerra. Está mudo e tem uma corrente em volta do pescoço. Em sua mente, a dolorosa imagem da morte dos pais, torturantes cenas de violência e apenas uma mera lembrança sobre o que pode ter acontecido à sua irmã. Por companhia, somente seus demônios.
Levado de volta a sua casa na Lituânia, transformada agora em orfanato, sua tortura continua - física, nas mãos de revoltados meninos mais velhos e dos inescrupulosos administradores da instituição; e psicológica, vendo nas ruínas do castelo Lecter os restos de uma infância destruída - até o momento que finalmente é encontrado pelo tio, um pintor renomado que o leva para a França, onde passará a conviver também com Lady Murasaki, sua bela e misteriosa esposa aristocrata.
Com a ajuda desta nova família, Hannibal tentará reconstruir sua vida. Aos poucos, recobra a fala e refaz espectativas. Aluno brilhante, torna-se o mais jovem calouro de uma faculdade de medicina. 
Mas os demônios de Hannibal ainda o visitam e atormentam. E quando tem idade suficiente, ele passa a retribuir as visitas. E descobre que sua ira unida a seus dons acadêmicos é a fórmula perfeita para um prodígio da morte. 

Genial, mas nada fácil!
Ler "Hannibal: A Origem do mal" causou em mim um grande impacto, porque ao contrário da maioria das pessoas, eu nunca havia lido ou assistido nada a respeito desta história portanto encarei o livro de forma totalmente "desprotegida".

E essa leitura não foi pra mim nem um pouco fácil. Não me entendam mal. O livro é extremamente bem escrito e tem uma estrutura muito bem montada. A minha grande dificuldade foi saber e lembrar a todo o momento que Hannibal foi um dia uma criança. E é a imagem desta criança que me acompanhou durante toda a leitura.

O que eu faria, como me sentiria, quem eu seria hoje se tivesse passado pelas mesmas situações que Hannibal passou? Se ao longo da minha infância eu tivesse acumulado traumas ao ponto de não conseguir falar? Se eu perdesse tudo o que tinha sem ao menos uma justificativa plausível e evidente? Será que eu sobreviveria?

Ele sobreviveu pelo menos uma parte dele. A pior parte.

"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." Inspetor Popil (pag. 302)

Por conta dos seus graves traumas de infância Hannibal Lecter transformou-se neste perigoso e tão temido psicopata. Hannibal é movido por um intenso e poderoso desejo vingança o que o torna ainda mais frio e calculista. Apesar de ter a consciência dos horrores cometidos por ele não consigo sentir nada além de pena. Pena por ele ter passado pelo que passou pena por não conseguir superar os seus traumas e pena por ter se transformado num monstro. O que mais fiz durante "Hannibal: A Origem do mal" foi tentar imaginar como ele seria se não passasse pela guerra.

Afinal, quem é Hannibal Lecter? Ele pode ser considerado como ser humano? Não sei o que ele é. Sei o que um dia ele foi.

Neste livro é nos apresentado a mais pura forma de amor e a forma mais cruel de ódio e desespero. Quando pegarem este livro, peço que tentem enxergar além dos personagens e seus atos. Quero que tentem enxergar os sentimentos através das palavras e como eles se transformam abruptamente em sensações totalmente diferentes.

O monstro também ama, o monstro também sofre, o monstro também se desespera. O monstro lembra, pensa, chora e se cala. O monstro é genial, é perspicaz, é ágil e sagaz. É um monstro de fato, mas carrega lembranças de quando não era.

É, eu sei quem ele é. É um homem, que carrega em si todas as sensações, medos e frustrações que nós carregamos. É muito fácil para qualquer pessoa que seja julgá-lo quando não passamos pelas mesmas situações. O que Hannibal faz é algo imperdoável, lastimável e injustificável. Mas nenhum de nós sequer imaginou o que faríamos no seu lugar. Portanto tentem conhecer esta história ao passo que ela vai sendo narrada, sem julgamentos precipitados e tenham em mente que não é uma leitura fácil e nem agradável. A não ser que consiga concentrar-se apenas nos métodos de Hannibal e no suspense contido no livro.

Apesar dos apesares é um livro que vale muito a pena ser lido. É sensacional!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos