Destino - Ally Condie

Título: Destino
Subtítulo: Matched - Livro 1
Autora: Ally Condie
Edição: 1
ISBN: 9788560280810
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Páginas: 240





Convite a reflexão.

É no mínimo significativa a quantidade de livros lançados recentemente que tratam como tema o que acontecerá no futuro. A maioria apresentando uma sociedade quase ditatorial, com regras severas e que são aceitáveis apenas porque a população é convencida de que é o melhor caminho para a sobrevivência e fazendo com que o passado seja algo totalmente errado e negativo. É claro que isto não acontece de repente. Várias gerações vão são criadas desta forma fazendo com que seus costumes e atitudes sejam remodelados. E é exatamente em meio a este cenário que esta história é narrada.


Cassia vive nos tempos em que a Sociedade toma todas as decisões que hoje conhecemos por individuais. Desde o que você come, onde você trabalha, como se diverte, com quem se casa até a data de sua morte (ao chegar aos 80 anos). A habilidade que a autora demonstra ao imaginar um mundo de forma tão incrível e ao mesmo tempo tão real é fantástica, e o modo que ela o descreve é tão marcante que faz com que questionemos se as situações descritas no livro poderiam mesmo tornar-se realidade.


“Meu pai passa meses trabalhando em áreas antigas que estão sendo restauradas e transformadas em Bairros para uso público. Ele revira as relíquias de uma sociedade que não está tão distante do passado quanto parece (…) está trabalhando em um projeto de Restauração particularmente interessante: uma antiga biblioteca. Ele separa as coisas que a Sociedade determinou que são valiosas das outras que não são.” 

É o Sistema que determina os Pares (casais considerados perfeitos) baseando-se em estatísticas e em características de cada jovem. E é claro que o Banquete (evento onde os Pares são escolhidos), é o evento mais esperado tanto pelos jovens quanto por suas famílias. Tomada de nervosismo e completamente ansiosa, Cassia descobre que seu par ideal é também o seu melhor amigo Xander, que ela ama e conhece desde sempre. Um cara carinhoso, amável, bonito e inteligente. Porém, num sistema quase perfeito, que nunca comete erros, uma falha acaba apresentando a Cassia, Ky, um menino que apesar de bonito e inteligente não tem e nem terá um par. Mas o que o garoto teria feito, para que fosse fadado a eterna solidão? Xander ou Ky? Qual dos dois será realmente o Par de Cassia? E será que cabe mesmo a Sociedade escolher o futuro destes jovens, ou esta deveria ser uma escolha pessoal?


“- E onde isso ia acabar, Cassia? – diz ela, a voz paciente. – Você diria em seguida que as pessoas deveriam escolher quantos filhos vão ter e onde vão morar? Ou quando querem morrer?”

Não preciso nem dizer que assim que vi a capa de Destino fiquei morrendo de vontade de ler não é mesmo? Afinal a capa é maravilhosa e isto é quase unânime na opinião dos blogueiros. A diagramação é bem simples (do jeito que eu gosto) e a história é contada em primeira pessoa, no caso, por Cassia. É importante deixar muito claro que a autora fez um excelente trabalho ao narrar os detalhes dos cenários e das situações e caprichou na criatividade para criar essa nova sociedade cheia de características marcantes e surpreendentes. Afinal quem imaginaria um mundo onde os livros impressos em papel não existem e o que restou de nossas obras fora censurado? Destino nos propõe uma reflexão sobre como vivemos, como pensamos e principalmente em como nos posicionamos em quanto cidadão. Na Sociedade apresentada no livro, tudo é passados para a população de modo estritamente cuidadoso. Cada música, cada palavra, cada atitude é examinada pela Sociedade o que nos faz refletir sobre o que é liberdade, e principalmente, se a temos. A população narrada no livro não tem opções de escolha, e até aquilo que julgam ser escolhas pessoais são ditadas pelas autoridades visando, aparentemente, o melhor futuro para todos.


” – Não é sorte, Cassia. Não existe sorte na Sociedade.Concordo com um aceno. Claro. Eu não devia usar um termo tão arcaico e pouco preciso. Hoje só há a probabilidade. O quão esperado, ou inesperado, que algo ocorra.” 

 Porém, infelizmente, Destino não me tocou de forma significativa e verdadeira. Durante a leitura por várias vezes pensei em largar o livro, o que é raro acontecer comigo. Vocês sabem que eu sofro muito por não gostar de triângulos amorosos e estes sempre serem inseridos nos livros. É de minha natureza torcer pelo casal errado e desta vez não foi diferente. Maaas é bom deixar claro que o triângulo amoroso não é o ponto central desta narração, ou melhor, não por muito tempo o que pra mim conta como ponto positivo. Poucos personagens me cativaram verdadeiramente, na verdade só o Xander, o que vamos combinar que aparece super pouco o que é injusto.


“Mal posso esperar. Por mais rápido que o trem aéreo avance, ainda não é rápido o bastante. Ele silencia a noite, e seu som é um pano de fundo para os chuviscos das vozes de nossos pais e os relâmpagos das batidas do meu coração.”

Entre pontos positivos e negativos é importante dizer, que apesar de qualquer coisa, Destino tem uma mensagem muito evidente de como funcionaria uma sociedade onde toda a população fosse modulada e programada para ser plenamente feliz. Tanto pessoal quanto profissionalmente.



“- Eu acredito em você – diz ele, a voz baixa e quase reverente. – E isso é mais fé do que eu jamais imaginei que fosse ter.”

Antes de qualquer coisa tenha em mente que este é um livro reflexivo. E se você busca por um livro de romance pode decepcionar-se ao começar este leitura.

“É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros.”


Lembrando que a minha opinião é meramente pessoal e não deve ser levada como crítica profissional. 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos