Mães amiga, amigas mães.



Certo dia estava eu, caminhando pela rua quando ouço uma mãe dando bronca em sua filha. A menina era adolescente e pedia que a mãe a entendesse e que escutasse o que ela tinha a dizer. A mãe, nervosa como estava, disse a garota que não tinha conversa. Ela estava de castigo e ponto final, afinal ela era sua mãe e não sua amiga.
Durante todo o caminha até a escola eu pensei na conversa das duas, e principalmente na última afirmação da mãe.
Quando cheguei a sala de aula, ouvi uma conversa entre duas amigas. Enquanto uma aconselhava a ficar longe de cigarro e bebidas, a outra apenas reclamava, dizendo ter completo controle sobre o que fazia e que precisava de uma amiga e não de uma mãe.
Foi neste exato momento que eu percebi o porque daquela afirmação estar na minha o dia todo.
É porque na verdade não consigo pensar na palavras "mãe" e "amizade" separadas. Qual é o problema de ser mãe e amiga?
Quando pensa na palavra "amizade", imediatamente penso nas palavras: amor, sinceridade, afeto, companheirismo, união e eternidade. Existe alguém que se encaixe melhor em tudo isso do que uma mãe?
Sinceramente, acredito que não.
Portanto não direi aos meus filhos: - Eu sou sua mãe, não sua amiga,apenas direi: - Além de ser a sua amiga, sou sua mãe, e tenho que lidar com as responsabilidades de uma.
Pronto. Problema da mãe amiga resolvido. Mas, ainda me resta o problema a amiga mãe.
Quando a garota que precisava de uma amiga e não de uma mãe, ela quis dizer que queria alguém que a apoiasse, mesque que estivesse fazendo algo errado, e não alguém que a repreendesse por agir da forma que agiu.
E na verdade é assim mesmo, a gente sempre imagina que os nossos amigos são aqueles que nos apoiam não importando o que aconteça, é aquele que nos defendem de Deus e o mundo e que sempre concordam com a gente em tudo.
Mas, amigo mesmo é aquele que aponta os seus erros e está lá pra te ajudar a concertar. É aquele que te levanta quando você cai e te diz: - Eu te avisei!
Amigo de verdade é aquele que te fala a verdade mesmo que doa. É aquele que te diz o que você precisa ouvir e não o que quer. É aquele que te protege esmo que você não queira. é aquele que te dá a maior bronca quando você é idiota.
Amigo de verdade é aquele que aguenta a tua raiva e que ainda te abraça depois. É aquele chora e ri com você, estando triste ou feliz. É aquele que está do seu lado quando ninguém mais está, ou seja, tudo o que um amigo de verdade faria por ti sua mãe faria também, e tudo o que sua mãe faria por ti um amigo de verdade faria também.
Enfim, talvez toda mãe seja "melhor amiga" e toda melhor amiga seja um pouco "mãe".
Pelo menos é assim que deveria ser.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos